Você sabe o que é uma DU-E?
Declaração Única de Exportação!
Por Henrique Oliveira dia em Curiosidades

A Declaração Única de Exportação, mais conhecida como DU-E foi instituída em 2017 e consiste em um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens. De uma forma geral, podemos dizer que a DU-E foi criada pelo governo no intuito de facilitar as vendas para o exterior.
A DU-E é obrigatória em todos os processos que são realizados por meio do sistema, sendo que o seu uso é obrigatório desde julho de 2018.
Vantagens da DU-E:
· Redução nas barreiras não-tarifárias;
· Economia nos custos das operações;
· Padronização nas operações;
· Processos mais simplificados;
· Utilização mais eficiente dos dados;
· Ganho de produtividade;
A DU-E toma proveito dos dados de NF-e, evitando a anterior prestação duplicada de dados e riscos de inconsistências entre o documento fiscal e a declaração de exportação. Dessa forma podemos dizer que a Declaração Única de Exportação foi adotada com o propósito de reduzir redundâncias, custos e remodelar procedimentos a fim de otimizá-los.
Fonte: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/manuais/exportacao-portal-unico/introducao/copy_of_conceitos-e-definicoes-gerais